Lean + Compliance = Uma nova abordagem para a gestão pública municipal
“Os escândalos que virão à tona no futuro estão sendo gerados agora” - José Roberto Ferro
Lean
EFICIÊNCIA: Atender e superar as expectativas das pessoas e organizações atendidas em todas as atividades.

Com a evolução e o crescimento das cidades e, principalmente, da tecnologia e dos meios de comunicação em massa, os cidadãos têm-se tornado mais exigentes com relação à qualidade e à velocidade da prestação dos serviços públicos.

Embora os setores público e privado tenham diferentes paradigmas, existem convergências. Tanto o setor privado tende a incorporar certas práticas e normas oriundas do espaço tradicionalmente público, como é o caso das regras de compras e de conduta ética, quanto o setor público tende a preocupar-se com questões cotidianas da iniciativa privada, como qualidade, eficiência e controle de resultados.

Ao longo das últimas décadas, planos de melhoria da gestão e a modernização da Administração Pública têm feito parte do programa de sucessivos governos. Porém, debater estas questões implica necessariamente em repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas. É somente através de pessoas comprometidas com o bem-estar do cidadão que se consegue vislumbrar oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis na Administração Pública.

Mas, como eliminar desperdícios e resolver problemas de maneira sistemática no setor público?

Usando um conceito da iniciativa privada, que lá já se mostrou altamente eficiente: a Filosofia Lean Thinking. A escolha se justifica por ser um modelo de transformação que permite alcançar resultados rapidamente, oferecendo oportunidade de melhoria de performance continuamente, com ganhos sustentáveis e investimentos ínfimos.

O Lean Thinking ou Pensamento Enxuto é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota de produção. O Lean também pode ser entendido como um sistema de gestão ou uma estratégia voltada exclusivamente para aumentar a satisfação dos clientes e, em nosso caso, dos cidadãos.

Embora concebida originalmente no pós-guerra e voltado para manufatura, essa prática vem sendo difundida nos mais diversos setores e empresas, como por exemplo, área administrativa, tecnologia da informação, agronegócios, saúde, etc.

No setor público, a filosofia Lean já foi implementada de forma parcial ou integral em diversas administrações no mundo (Estado do Iowa, Governo do Reino Unido, câmaras municipais da Escócia, Espanha, Dinamarca, Austrália e outros) e de forma ainda muito tímida no Brasil (IOV no Vale do Paraíba). Estudos indicam que as organizações da administração pública que aplicam o pensamento lean como modelo de gestão tendem a prestar melhores serviços aos seus clientes e com maior qualidade, assim como, reduzir custos e melhor gestão de recursos e de operações dos serviços.

Em Campinas, nos últimos dois anos aplicamos a metodologia Lean para construir uma nova maneira de pensar sobre como organizar as atividades humanas para entregar mais benefícios para a sociedade, eliminando desperdícios. Tendo como foco a agregação de valor para o cidadão, foram revistos mais de oitenta processos, com resultados surpreendentes, a custo zero. Abaixo apresentamos alguns casos e resultados.

Processo Licitatório – Informática de Municípios Associados S/A – IMA

Em setembro de 2014, para a abertura de processos licitatórios eram exigidas quatro assinaturas e a tramitação demorava até duas semanas para ser concluída. Com a aplicação da metodologia e sem ferir qualquer regra ou exigência legal, a necessidade foi alterada para uma assinatura e o tempo total do processo foi reduzido para apenas um dia. O resultado pode ser visualizado nos gráficos abaixo, onde atual significa antes da aplicação e futuro depois:

Outros Processos – Informática De Municípios Associados S/A – IMA

Desde o primeiro processo até julho de 2016 já foram iniciadas 70 “iniciativas lean” na IMA, sendo 18 com impacto direto no cidadão e redução média de 50% no número de etapas / tempo de entrega, conforme demonstram os gráficos abaixo::

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Porta Aberta – Fluxo de Atendimento Tributário (ITBI)

Ao avaliar a situação no início do projeto foi constatado que havia um alto índice de retrabalho, sete atividades no fluxo de atendimento e tempo médio de 40 minutos de espera. Após a aplicação da metodologia lean, o processo foi reduzido para três etapas, com redução do tempo de espera para 17 minutos (58%) e consequente aumento da satisfação do cidadão que utiliza este serviço.

HMMG - Fluxo de Atendimento na Radioterapia

O principal problema que originou esta iniciativa no Hospital Municipal Dr. Mario Gatti foi a necessidade de melhorar a taxa de utilização do acelerador linear. Ao avaliar a situação no início do projeto foram identificadas oportunidades de melhoria, como por exemplo, aumentar a capacidade de utilização da máquina e melhorar a taxa de eficiência (realizado versus capacidade). Com a aplicação da metodologia lean para simplificar o processo da radioterapia, a taxa de performance de utilização da máquina foi ampliada em 20%, reduzindo o tempo de espera para atendimento ao paciente com câncer, como demonstrado abaixo:

HMMG - Fluxo do paciente - Recepção do ambulatório

Longo tempo de espera (1 a 8 horas) para se agendar uma consulta com um especialista era a realidade do paciente na recepção no ambulatório de especialidades. Este foi o principal motivo que levou a efetuar o mapeamento de fluxo de valor com o objetivo de se reduzir pela metade o tempo de espera. Existiam duas recepções, uma para cadastro e outra para agendamento de consulta (retorno). Além do longo tempo de espera, o estado atual apresentava ainda outros problemas, como: excesso de interrupções, perda de controle pois o paciente ficava com a pasta (prontuário) para agendamento de retorno, alto nível de retrabalho e falta de gestão visual. Paralelamente à aplicação da metodologia lean, foi implementado no segundo semestre de 2015 o agendamento de retorno de consultas por telefone (160), o que melhorou o fluxo do paciente e consequentemente reduziu o tempo de espera dentro do ambulatório. Além disso, havia também agendamentos realizados por pessoas fora do ambulatório, pois existiam mais de 50 senhas e eram necessárias no máximo 20. Este último problema estava associado também à prática de “favores” por influência política ou amizade, o que impactava em “furar a fila” de modo que se conseguia atendimento mais rápido por vias que ferem o respeito a qualquer situação de compliance. Ao desenharmos o estado futuro foram identificadas melhorias, como:

  • Redução do tempo de espera em 60%
  • Redução de número de etapas em 30%
  • Redução de 50% no índice de retrabalho
  • Unificação da recepção
  • implementação de painel de senha
Pensamento Lean
Compliance
A efetividade do compliance está diretamente relacionada à importância que é conferida aos padrões de honestidade e integridade na instituição.
Diversas citações na internet em textos jurídicos, sem autor claro

Compliance vem do inglês “to comply” e se prende à ideia de obedecer, cumprir e observar o regramento estabelecido. Ou seja, é uma discussão predominantemente de conformidade, de aderência a Leis, normas, políticas internas, convenções e outros instrumentos regulatórios.

Uma política de compliance protege a organização pública de danos à reputação dela e de seus funcionários. Da mesma forma, um investimento em compliance protege a organização pública do risco regulatório, da ação de órgãos de controle e as correspondentes sanções administrativas, judiciais e os danos de imagem de divulgação dessas sanções, bem como de denúncias de conselhos e entidades de classe.

Por fim, um ambiente que preza pelo compliance reduz a incidência dos desvios éticos e as ocorrências de práticas corruptas, que corroem as relações pessoais e administrativas da organização, fazendo com que as suas finalidades públicas sejam substituídas pelos interesses puramente pessoais, que os custos sejam majorados e com objetivos não concretizados, afetando, de forma sistêmica, a eficácia e eficiência da organização.

A promulgação da Lei 12.846/13, que entrou em vigor em 29 de janeiro de 2014, impôs uma série de normas e institutos jurídicos, entre eles a responsabilização objetiva das pessoas jurídicas. Desta forma, o Poder Público brasileiro está ainda mais habilitado juridicamente para lidar com desvios de conduta das mais diversas ordens. Foram conferidos ao Estado mecanismos administrativos eficazes para responsabilizar, educar e obter o ressarcimento do erário em face de atos de corrupção e fraudes praticadas por pessoas jurídicas e seus agentes, especialmente nas licitações públicas e na execução dos contratos.

A partir da Lei 12.846/2013 adquiriu enorme importância a necessidade do desenvolvimento dos programas de compliance pelas pessoas jurídicas, a fim de serem detectadas, processadas e solucionadas condutas previstas na lei anticorrupção no âmbito interno da empresa, podendo amenizar as possíveis sanções administrativas e/ou judiciais.

Em vista disso, deve-se considerar a aplicação dos referidos princípios quando estiver a Administração Pública na condução dos processos administrativos que abordem a efetividade dos programas de compliance. Em outras palavras, quando se estiver diante da possibilidade da prática de atividades ilícitas acobertadas ou diretamente relacionadas às práticas econômicas e financeiras de determinada pessoa jurídica, deve-se examinar toda a estrutura dos programas de compliance, observando-se sempre os princípios incidentes ao caso, para aplicação das sanções previstas na Lei 12.846/2013.

Mas, incluir várias etapas de validação garante que os processos sejam mais seguros?

A experiência mostra que o excesso de validações não mitiga o risco de corrupção, mas o uso intensivo de tecnologia na automatização de processos proporciona resultados positivos que podem ajudar a mitigar ou até eliminar o risco de não conformidades.

A seguir apresentamos alguns casos e os resultados obtidos.

SEMURB - Plantas On Line

A automação do processo de envio e monitoramento das solicitações referentes à aprovação de projetos junto à Secretaria Municipal de Urbanismo possibilitou a eliminação de procedimentos e condutas inadequadas, como por exemplo:

  • A desconstrução da prática da "taxa de agilização do processo"
  • Evitar que o proprietário do imóvel assuma custos de taxas indevidas
  • Falta de padrão no processo de aprovação de plantas
  • Combate à irregularidade de construções
  • Responsabilização do Engenheiro / Arquiteto responsável
SME - Educação Infantil Perto de Você

Na Secretaria Municipal de Educação, a automação da lista de espera por vagas nas creches e o mapeamento indicando as escolas infantil e fundamental, bem como as entidades conveniadas possibilitou maior transparência no acompanhamento do processo, eliminando condutas inadequadas, como por exemplo:

  • Vagas por indicação
  • Uso de favorecimento político para "furar a fila"
SMS - Gestão de Estoque e Busca de Medicamentos On Line

A automação do gerenciamento de estoque da Secretaria Municipal de Saúde, aliada à consulta on line de medicamentos nas farmácias dos Centros de Saúde possibilitou reduzir e até eliminar procedimentos e condutas inadequadas, como por exemplo:

  • Retirada do medicamento em duplicidade
  • Favorecimento de parentes e conhecidos
  • Extravios e furtos de medicamentos
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Lean + Compliance
Os escândalos que virão à tona no futuro estão sendo gerados agora.

José Roberto Ferro

Ao invés de adotar redundância nas camadas de trabalho, investindo tempo e dinheiro, sem valor agregado, na busca ineficaz de um processo seguro, sugerimos a adoção da Filosofia Lean Thinking integrada a um programa de Compliance, para tornar os processos eficientes e eficazes.

Desta forma, este plano tem como finalidade fornecer uma nova maneira de pensar sobre como organizar as atividades humanas para eliminar desperdícios e entregar mais benefícios para a sociedade e valor para os cidadãos, ao mesmo tempo em que busca a identificação e a prevenção de riscos, inclusive os relacionados à privacidade, conflito de interesses, transações de coligadas, regulação, fraude e outras exigências de compliance aplicáveis.

Lean Thinking

Indicadores

   1. Índice de Burocracia

   2. Índice de Eficiência

   3. Índice de Satisfação do Cidadão

Objetivos

   1. Estabelecer uma relação com as mudanças requeridas nos processos e na maneira como o trabalho está organizado.

   2. Melhorar as instituições e a sociedade através da prática de uma gestão pública ágil e eficiente.

   3. Identificar e propor ações para eliminação ou mitigação de eventos potenciais associados a riscos de Compliance

Metas

   1. Reduzir o índice de burocracia (número de etapas) dos processos internos em 30%

   2. Reduzir o tempo de ciclo dos principais processos em 50%

   3. Índice de satisfação do cidadão de 80%

Compliance

Indicadores

   1. Quantidade de processos automatizados

   2. % de processos auditados anualmente

Objetivos

   1. Definir regras, políticas e procedimentos para mitigar os riscos de ocorrência de irregularidades

   2. Elaborar plano de monitoramento contínuo do programa para identificar falhas que possam ensejar correções e aprimoramentos

   3. Criar canais de comunicação do tipo "canais de denúncias" para fornecer uma forma de alerta para potenciais violações do Código de Conduta

   4. Criar área de auditoria interna atuante

Metas

   1. Automatizar processos com risco de ocorrência de irregularidade

   2. Identificar riscos e criar mecanismos de controle preventivo

Bibliografia

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