A Nova Cidade
O mais importante, porém, é que a cidade incentive fortemente a instalação e a sedimentação de um ambiente que priorize e incentive a Inovação constante e que estimule fortemente a Inovação Disruptiva.

Introdução

Na abertura do eWMS 2020, Phiplip Kotler disse que as pessoas redescobriram suas casas e, portanto, todas as atenções do Marketing devem se voltar para esta nova realidade. Nunca foi tão importante viver bem e de forma agradável dentro de sua própria casa e tudo indica que assim deverá continuar passada a pandemia. Ainda segundo Kotler o novo capitalismo, mais humanizado, que surgirá também seguirá esses passos, prevalecendo as pessoas e o indivíduo sobre empresas e governos.

Os negócios, assim como as relações de trabalho e com os clientes também mudarão radicalmente. Entidades como Gartner e Accenture discutem como será este novo modelo. Grandes empresas imobiliárias, como a Cushman & Wakefield, tentam modelar como será o novo ambiente corporativo, assim como a McKinsey e a National Geographic. A grande imprensa tenta entender e compilar o que está acontecendo, como Exame, Meio & mensagem, The Economist e BBC. Em outro artigo a BBC fala sobre os negócios que cresceram na pandemia e entidades como a ATSE pregam que eles serão altamente tecnológicos.

Embora existam diversas visões, todas convergem em um ponto: o cuidado com o indivíduo. Fica cada vez mais claro que índices puramente econômicos como o GDP perdem sua força e relevância e começam a tomar sustentação índices como o GNH criado no Butão e o The Good Country de Simon Anholt. Também fica claro que o modelo até então vigente de grandes metrópoles com prédios comerciais, centros de eventos e divisão espacial entre áreas de moradia e áreas de trabalho passarão a dar lugar a ambientes limpos, com muito verde, equipamentos de esporte e lazer, segurança, saneamento, saúde, conectividade, disponibilidade de serviços on-line, ou seja, tudo o que garanta alta qualidade de vida. Cada vez mais as novas gerações procurarão por lugares como esse para viver.

Propostas

O perfil urbano da cidade precisa se transformar totalmente. O centro precisa voltar a ser um lugar de pessoas e não de veículos, isso implica no fechamento do centro para veículos poluidores e privados. Criar um meio de transporte sustentável e não poluidor que permita a locomoção confortável de pessoas e ampliar a oferta de serviços, especialmente gastronômicos e culturais no centro é uma premência.

O novo modelo de Cidade será o das CHICS, como prega o IBRA Chics e estuda o HIDS da Unicamp. A cidade que tomar a dianteira neste processo de adaptação com certeza atrairá pessoas que ajudarão não só a manter o padrão como também a melhorá-lo substancialmente, pois as pessoas passarão a ser muito mais engajadas com o cuidado do lugar onde vivem. Não é a primeira vez que isso acontece.

Programas de incentivo à criação e apoio ao crescimento de startups devem ser implementados associados à aspectos práticos de legislação (facilitar a abertura e fechamento de empresas, ponderação de impostos, etc.) formando um ecossistema integrado e ativo de Inovação e Empreendedorismo na cidade. Para se destacar e sair do modelo comum e altamente competitivo, é importante que o incentivo seja direcionado a áreas ainda abertas e pouco exploradas como, por exemplo, os nove pilares da Indústria 4.0.

A Tecnologia e novos modelos administrativos devem ser fortemente implementados em áreas como Saúde (Lean Healthcare e Triple and Qaudruple Aim), Educação e Segurança. Programas de qualidade de vida (esportes, lazer e assistência social) e planejamento ambiental (manejo do lixo e esgoto) sustentável devem ser implementados. Todos esses projetos normalmente fazem parte de programas de governo, assim como a automação de processos e burocracia pública, o chamado Governo eletrônico. Porém, o mais relevante e que normalmente é pouco ou nada discutido em programas de governo é um Novo Modelo de Gestão, amplamente baseado na tecnologia e na democracia representativa, com participação e fiscalização direta e constante da população.

A cidade pode ainda ser pioneira em áreas que experimentarão crescimento acelerado, por exemplo transformando-se em uma líder mundial nos Esportes Eletrônicos (eSports), incentivando a formação de equipes locais e promovendo campeonatos mundiais com apoio da cidade.

O mais importante, porém, é que a cidade incentive fortemente a instalação e a sedimentação de um ambiente que priorize e incentive a Inovação constante e que estimule fortemente a Inovação Disruptiva. 

Medições

Não é necessário criar modelos de medição para verificar a evolução da cidade. Existem modelos definidos por entidades internacionais como o OECD e também de entidades nacionais como a UrbanSystems. Além de programas governamentais como o Município Verde e Azul e institucionais como a Agenda 2030 da ONU. Usando esses modelos existentes, não só a cidade melhorar a sua posição e tem benchmark para fazer sua propaganda como também pode conseguir subsídios em organizações nacionais e internacionais para apoiar seus projetos, como o BID que atualmente apoia diversos projetos no Brasil.